Desde 1999
A nossa História
O CCD São José surgiu da união de um grupo de amigos da Paróquia de São José. Inicialmente realizavam atividades recreativas e culturais para a comunidade envolvente, com o objetivo de promover o bem-estar social. Analisando a adesão da comunidade, notou-se a necessidade de criar respostas diferenciadas, para ocupar os tempos livres das crianças, especialmente do bairro dos viveiros, evitando que seguissem caminhos incertos.
As iniciativas foram ganhando maior dimensão, e em 29/11/1999 surgiu oficialmente o Centro Cultural e Desportivo de São José.
Em termos desportivos podemos mencionar o BTT, ciclismo, futsal, kick boxing, judo, triatlo, pesca desportiva, ténis de mesa, ginástica, orientação, voleibol e bilhar, atingindo em alguns momentos cerca de 130 atletas federados em simultâneo.
Com o início da escola a tempo inteiro, e o desaparecimento do bairro dos Viveiros, os nossos frequentadores rondavam os 60 anos, sendo adaptadas atividades a este grupo, com o início do centro comunitário “Alegria de Viver”, assumiu o CCD de São José que esta era uma área que necessitava da sua intervenção.
A 18/05/2009 assinou um acordo de cooperação com o Instituto de Segurança Social da Madeira, para gerir a valência Centro de Dia com capacidade para 25 utentes e para a valência Centro de Convívio com capacidade para 15 utentes.
De direito privado e dotada de personalidade jurídica sem fins lucrativos, o CCD São José é uma Instituição que tem como principal objetivo o apoio às pessoas idosas, às suas famílias prestando apoio à integração social e comunitária.
Está reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública inscrita no Livro de Registo das Associações de Solidariedade Social desde agosto de 2000.